X

EMPRESAS
FAMILIARES

Como o nome já induz, Empresas Familiares são aquelas que pertencem ou são administradas por mais de um membro de uma mesma família.

São empresas onde os membros responsáveis pela administração geralmente têm que acomodar diferentes expectativas e interesses, tanto do negócio, quanto da família, nem sempre compatíveis. Em contrapartida, graças aos fortes laços de confiança e lealdade presentes em uma família, usualmente essas corporações são eficientes na estruturação e manutenção das forças empresarias e na cultura corporativa.

As empresas familiares são bem mais comuns do que muitos pensam. No mundo, representam aproximadamente 60% das organizações com fins lucrativos. Só nos Estados Unidos, é responsável por 50% do PIB. Outro grande mito é considerar que essas empresas são formadas apenas por pequenas e médias empresas. Estima-se que 40% das 500 maiores empresas listadas na revista Forbes sejam controladas por famílias.

No Brasil, 89% das Empresas Familiares atuam nos setores de produtos e serviços. Cerca de 85% das startups, empresas de base tecnológica com alto potencial de crescimento, são iniciadas com recursos familiares.

Cultura própria

As Empresas Familiares geralmente são rápidas nas tomadas de decisão, visto que o comando costuma ser único e centralizado, com uma estrutura enxuta. Além disso, geralmente possuem uma identidade corporativa mais bem definida, contando com equipes leais e comprometidas.

Por outro lado, os membros da família costumam ter dificuldade em separar o racional do emocional nas tomadas de decisões. Pecam um pouco em estrutura de governança corporativa e ausência de planejamento sucessório.

Segundo estudo da PwC, 70% das Empresas Familiares no Brasil estão focadas no crescimento e expansão dos negócios, enquanto apenas 10% tem a sobrevivência como maior preocupação. Essas empresas atualmente possuem o desafio de atrair e ter mão de obra qualificada, estruturar melhor os negócios e a governança, além de administrar as projeções do fluxo de caixa, geralmente inexistentes.

FALE CONOSCO

DÚVIDAS? PARA MAIS INFORMAÇÕES ESTAMOS À DISPOSIÇÃO.