#m&A #postosdecombustiveis #mercado #fusoeseaquisicoes

Desafios e Tendências no Mercado de Postos de Combustíveis: o papel Estratégico das operações de M&A

Atualmente, o Brasil possui mais de 44 Mil Postos de Combustíveis, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A maioria dos Postos se concentra na região Sudeste (36,8%), seguido pela região Nordeste (27,3%).

O mercado é concentrado em 4 distribuidoras principais: Vibra, Ipiranga, Raízen e Ale. Essas Distribuidoras concentram mais de 43% da distribuição de Combustíveis no país.

Na última década, o Número de Postos de Combustíveis no Brasil apresentou um Compound Annual Growth Rate (CAGR) de aproximadamente 1,3%.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Demanda por Combustíveis no Brasil deve crescer 1,4% em 2025 e 1,9% em 2026. Esses valores estão alinhados com o crescimento médio histórico do número de Postos de Combustíveis no país.

Apesar das perspectivas de crescimento para esse mercado nos próximos anos, o Setor e os seus respectivos Players enfrentam uma séria de desafios, que impedem um crescimento mais acentuado. Segundo a Metanet, dentre os desafios enfrentados pelo Setor estão:

Gerenciamento Financeiro: a Gestão Financeira é um dos pontos mais importantes na administração de uma empresa. Isso envolve a análise da situação financeira atual, o controle de dinheiro em caixa, despesas fixas e variáveis, folha depagamento, fornecedores e a manutenção de um fluxo de caixa saudável. Muitos Postos no Brasil ainda possuem um Controle Financeiro precário, o que dificulta a Gestão do negócio, além de piorar a Rentabilidade do Posto.

Desafios Fiscais e Contábeis: o Setor ainda possui muitas vendas “Por Fora”, sem emissão de Nota Fiscal, além de outras práticas de contábeis inadequadas. Além disso, o cenário fiscal brasileiro é complexo e em constante mudança. É fundamental que o Gestor tenha o domínio desses pontos para um melhor gerenciamento dos impostos, além de escolher sabiamente qual o melhor Regime Tributário para a sua empresa: Lucro Real ou Lucro Presumido.

Precificação: Estabelecer o Preço de Venda do Combustível é uma tarefa sensível e complexa. É fundamental analisar o Custo nas refinarias, a carga de impostos e a Margem de Lucro dos pontos de venda, além de compreender o comportamento e a capacidade financeira dos consumidores. Também é importante evitar disputas por preços que prejudiquem o mercado e buscar sempre um equilíbrio que seja justo, tanto para o cliente quanto para a viabilidade do negócio.

Tecnologia e Automação: apesar de diversas empresas estarem desenvolvendo soluções de Automação e Gestão para esse mercado, o Setor ainda carece de Tecnologia, mantendo alguns procedimentos arcaicos, que não contribuem para uma maior eficiência operacional, aumentando Custos e reduzindo a Rentabilidade.

Todas essas dificuldades apresentadas do Setor geram uma ineficiência operacional que compromete um crescimento mais acentuado desse segmento e de suas respectivas empresas.

 

Expansão inorgânica no Setor

Mesmo com diversos desafios, os Players desse Mercado estão realizando movimentos inorgânicos de Fusões e Aquisições para expandirem o seu Market Share. Seguem abaixo algumas transações que ocorreram no Setor nos últimos anos.

A partir da tabela acima é possível observar que as principais Redes de Postos do Brasil realizaram operações de Fusões e Aquisições em momentos diversos, com contextos econômicos variados. Isso mantém o Setor de Postos de Combustíveis muito aquecido em processos de M&A, sendo que essas Redes realizam operações de tamanho diversos, que variam de poucos milhões até bilhões de reais.

Ademais, constantemente observamos processos de Fusões e Aquisições entre Redes menores, com a compra e venda de poucos ou apenas um Posto de Combustível.

Atualmente, 47% dos Postos do Brasil são de Bandeira Branca. Isso demonstra o quanto esse mercado ainda é pulverizado em Redes de Postos de Gasolina. Para conquistar mais Market Share, os Players desse Setor necessitam continuar realizando movimentos de Fusões e Aquisições, o que deve continuar mantendo o Setor aquecido em termos de M&As.

Conclusão:

Diante de um cenário desafiador, mas ao mesmo tempo repleto de oportunidades, o Setor de Postos de Combustíveis no Brasil segue em constante transformação. A elevada fragmentação do Mercado, com quase metade dos Postos sendo de Bandeira Branca, somada à necessidade crescente de profissionalização, automação e ganho de escala, cria um ambiente propício para operações de Fusões e Aquisições. Para empresas que desejam expandir seu Market Share, aumentar competitividade e enfrentar as complexidades operacionais e regulatórias do setor, contar com um Assessor de M&A especializado faz toda a diferença.

A experiência em Transações no setor de Combustíveis é fundamental para compreender as especificidades do negócio, avaliar riscos regulatórios, identificar sinergias e conduzir processos estratégicos de forma estruturada, ágil e segura. A FC Partners tem um histórico consolidado nesse mercado, tendo assessorado diversas operações de M&A envolvendo Redes de Postos, sejam elas de grande porte ou negócios regionais e familiares. Nossa expertise nos permite apoiar nossos clientes em todas as etapas da transação, agregando valor real ao negócio e contribuindo para decisões mais assertivas em um setor em constante evolução.