
Tercerirização em Foco: Estratégias para nevegar no Mercado e impulsionar seus Resultados
O Setor de Terceirização de Mão de Obra.
O Setor de Terceirização de Mão de Obra se destaca como um dos mais relevantes do Brasil atualmente. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria, 80% das Empresas Brasileiras utilizam a terceirização em algum setor ou atividade.
Atividades como Limpeza, Manutenção, Vigilância e Logística estão entre as principais funções com a maior quantidade de terceirizações no mercado brasileiro e internacional. Além destas, também tem se destacado nos últimos anos, a terceirização de atividades de Tecnologia e Gestão Financeira, através de Empresas BPO (Business Process Outsourcing), que disponibilizam mão de obra especializada para auxílio em processos administrativos.
Segundo dados da Febraf (Federação das Empresas de Facilities), o Brasil possui 222 Mil Estabelecimentos que prestam Serviços de Terceirização de Mão de Obra, que empregam cerca de 10,4 Milhões de pessoas, o que corresponde a cerca de 9,5% da População Economicamente Ativa segundo o IBGE.
A Média de 47 Funcionários por Empresa mostra que o mercado brasileiro ainda é altamente disperso, onde ainda prevalecem milhares de Empresas regionais. O Grupo GPS, principal player do mercado de Serviços Terceirizados, cuja Receita Bruta em 2024 foi de R$ 14,7 Bilhões, possui apenas 4,6% de MarketShare.
Devido à alta dispersão do Mercado, o Crescimento através de Fusões e Aquisições tem sido comum nos últimos anos. Desde 2023, o Grupo GPS adquiriu 8 Empresas nos setores de Manutenção, Segurança, RH e Alimentação. Estas Empresas correspondem a R$ 1,1 Bilhão da Receita Bruta da Empresa em 2024. Além do Grupo GPS, a Verzani e Sandrini também tem realizado aquisições com o objetivo de aumentar seu Market Share de forma inorgânica.
Características das Empresas
As Empresas do Setor de Terceirização de Mão de Obra possuem como característica principal a baixa rentabilidade, quando comparadas a outros setores da Economia.
Um estudo realizado pela FC Partners com 16 Empresas de Capital Aberto no Setor de Terceirização de Mão de Obra, brasileiras e internacionais, mostra que a Margem EBITDA Média no ano de 2023 foi de 11%.
Usualmente, a precificação de um Projeto de Terceirização é feita partindo do Salário Bruto do trabalhador a ser terceirizado. Ao valor do Salário são somados os Impostos, Benefícios, Encargos Trabalhistas, Insumos necessários para a prestação do Serviço, Rateio das Despesas Administrativas e o Lucro da Empresa Terceirizadora, que varia de 5 a 10%.
Para atingir uma rentabilidade maior do que a prevista na precificação, a Empresa precisa atingir eficiência operacional que gere economia em cima dos valores provisionados.
Exemplos:
(i) Se, ao término do contratode um Cliente, a Empresa for capaz de realocar os Funcionários em outro Cliente, o valor a pagar pela rescisão (incluído no cálculo do preço) será postergado, gerando impacto positivo no resultado da DRE;
(ii) A Precificação considera, por exemplo, os materiais de limpeza a serem utilizados na prestação do serviço. Caso a Empresa consiga uma boa negociação junto a seus Fornecedores, a economia será convertida em Margem de Lucro.
Devido às baixas Margens, uma boa Gestão Financeira é fundamental para o sucesso do negócio. A visualização de Médio e Longo Prazo do Fluxo de Caixa é essencial para garantir que a Empresa não terá dificuldades em arcar com seus compromissos.
No final do ano, por exemplo, ocorre o pagamento do décimo terceiro salário. As Empresas recebem, mensalmente, o valor proporcional ao décimo terceiro que será pago no final do ano. Uma má gestão financeira gastará esse recurso antecipadamente e faltará dinheiro para honrar o compromisso futuro, gerando a necessidade de recorrer a Empréstimos Bancários.
Uma situação como esta, não raramente, se transforma em uma Bola de Neve que deteriora a situação financeira das Empresas rapidamente.
Valuation e Boas Práticas Operacionais
Devido à Baixa rentabilidade, o Setor de Terceirização possui Valuations baixos quando a avaliação é feita por Múltiplos de Mercado.
No estudo realizado pela FC Partners, as Empresas foram avaliadas, na média, em 0,8 vezes sua Receita Líquida e 8,9 vezes o EBITDA.
Para reduzir o risco do negócio e aumentar a avaliação da Empresa, algumas práticas podem ser implementadas pelos gestores:
(i) Baixa Concentração de Clientes: possuir a Receita dispersa em uma ampla Carteira de Clientes reduz o risco de uma crise financeira caso a Empresa perca um Cliente importante;
(ii) Baixa Concentração em Setores específicos: Ter a Receita bem distribuída em diversos setores reduz o risco de perda de Clientes em largaescala caso determinado setor da economia entre em crise;
(iii) Baixa dependência do Setor Público: Contratos com o Governo dependem de Licitações e Concorrências que podem levar a perdas repentinas de Receita;
(iv) Boa Gestão Financeira: Uma boa Gestão Financeira é essencial para o crescimento sustentável. Precificar corretamente e analisar, mensalmente, o resultado gerado por cada Contrato é fundamental para corrigir, de forma imediata, eventuais desvios de rota.
(v) Boa Gestão Jurídica: O Risco trabalhista é o principal risco inerente à Terceirização. Reduzir talrisco através de uma Gestão Jurídica eficiente é essencial para o sucesso das Empresas.
(vi) Serviços de Alta Rentabilidade: Além da Mão de Obra, as Empresas devemavaliar a inclusão, em seu Portfólio, de Serviços que aumentem a rentabilidade dos Contratos e dificultem, para o Cliente, a substituição do Prestador de Serviço. Uma Empresa de Limpeza, por exemplo, que também realize coleta e destinação de Resíduos, conseguirá melhores resultados do que um concorrente que atue apenas na Limpeza.
Conclusão
Embora trabalhem com baixa rentabilidade, as Empresas de Terceirização de Mão de Obra possuem vasto Mercado Potencial, visto que aproximadamente 80% das EmpresasBrasileiras terceirizam parte de suas atividades. Desta forma, um alto volume de Clientes gerará resultados positivos.
Nos próximos anos, o avanço da Tecnologia terá impactos significativos no mercado. As ferramentas de portaria virtual, por exemplo, reduzem a quantidade de Funcionários necessários e garante a segurança aos Condomínios que a utilizam. As Empresas Terceirizadoras que possuírem tais ferramentas conseguirão reduzir seu Custo para a prestação do Serviço.
A FC Partners possui experiência com diversas empresas do setor de Terceirização através de Projetos de Diagnóstico Financeiro, avaliando individualmente a rentabilidade de cada Contrato, analisando Custos e Despesas para contribuir com melhoras na Margem de Lucro, além da definição de estratégias para aproveitar as oportunidades existentes no mercado.
A boa Gestão Interna e a visão para aproveitar as novas tecnologias existentes no mercado são a chave para o sucesso no Setor de Terceirização nos próximos anos.